Lula participa de cerimônia de retorno do manto Tupinambá

Devolução do manto Tupinambá ao país contou com a articulação entre instituições do Brasil e da Dinamarca

da redação

Lula participa de cerimônia de retorno do manto Tupinambá
Manto Tupinambá
Reprodução|Internet

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta quinta-feira (12) da cerimônia de celebração do retorno do Manto Tupinambá, que estava na Dinamarca. 

O evento será a partir das 17h, na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, e é organizado pelos ministérios dos Povos Indígenas (MPI), da Educação (MEC) e da Cultura (MinC), com a colaboração do Ministério das Relações Exteriores e participação de lideranças do Povo Tupinambá.

“Estamos diante de um momento em que a história está sendo revista. Enxergo o retorno do manto como o início de um processo que tem tudo para instituir protocolos de acesso a inúmeras peças sagradas para nós, indígenas, tanto dentro como fora do Brasil”, avalia a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara.

Objeto raro e sagrado para o povo Tupinambá, o manto retornou do Museu Nacional da Dinamarca no dia 11 de julho e está instalado em uma sala da Biblioteca Central do Museu Nacional, no Rio de Janeiro. 

A devolução contou com a articulação entre instituições de Brasil e Dinamarca, incluindo o Ministério das Relações Exteriores, por meio da Embaixada do Brasil na Dinamarca, museus dos dois países e lideranças do povo Tupinambá.

A vestimenta sagrada foi produzida com penas de ave guará e fibras vegetais. Mede cerca de 1,80 metro e, tradicionalmente, era empregada em cerimônias e rituais. Segundo os historiadores, o exemplar doado ao museu tenha sido confeccionado no século XVI.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais