O uso de máscara em locais fechados voltou a ser obrigatório em Belo Horizonte nesta terça-feira (14). A capital mineira é a primeira entre grandes cidades brasileira a retomar o uso do equipamento de proteção. A medida publicada no Diário Oficial do Município segue válida até o dia 31 de julho.
Segundo a Secretaria municipal de Saúde, o aumento dos casos de Covid-19 e gripe, além da baixa vacinação contra o coronavírus em crianças, motivaram a medida. Dados informados pela Prefeitura de Belo Horizonte apontam que a taxa de positividade para testes de Covid subiu de 6%, entre 1º e 7 de maio, para 19%, entre 29 de maio e 4 junho.
Atualmente, são 156 casos confirmados para cada 100 mil habitantes. O número era de 112,9 casos para cada 100 mil pessoas há 14 dias.
A baixa vacinação contra a doença entre o público infantil, com 57,1% dos menores com as duas doses, também é uma preocupação das autoridades.
As máscaras devem ser utilizadas em áreas fechadas para conter a disseminação da doença e perduram até o dia 31 de julho, quando o número de casos de Síndrome Respiratória deve começar a cair na cidade, pelas estimativas da administração municipal.
Nos últimos dias, vereadores vinham pressionando a Prefeitura de BH por mudanças no combate à pandemia na cidade. Os parlamentares afirmaram que dados atualizados deixaram de ser anunciados e apontavam que a medida dificultava o acompanhamento da escalada dos casos.
Outras capitais brasileiras
Região Norte
Em Manaus, Belém e Boa Vista não há exigência do uso de máscaras em locais fechados ou abertos.
Região Centro-Oeste
Nas capitais Goiânia e Cuiabá não há recomendação e nem obrigatoriedade do uso de máscaras.
Região Sul
A capital Porto Alegre segue dispensado o uso obrigato´rio de ma´scara de proteção individual para circulação em espaços fechados públicos e privados acessíveis ao público, estabelecimentos de ensino e demais locais fechados de uso coletivo.
Em Curitiba, desde o último dia 20 de maio, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) voltou a recomendar o uso de máscaras faciais para locais fechados ou ambientes abertos com aglomeração de pessoas.
Região Nordeste
Na cidade de João Pessoa, não há nenhuma recomendação. Nem de prefeitura, nem do governo do estado. O único órgão que editou uma medida foi o Tribunal de Justiça que voltou a exigir o uso da máscara.
Em Natal, é recomendando o uso de máscaras em locais fechados.
Na capital Fortaleza, o governador do Ceará recomendou uso de máscaras em ambientes fechados e locais abertos com aglomeração. O sindicato das escolas particulares decidiu também que os alunos irão usar a máscara na sala de aula.
Em Teresina, o uso de máscaras voltou a ser obrigatório em unidades de saúde.