Mais de 50% dos passageiros que percorrem diariamente os trilhos no Brasil são formados por mulheres, proporção semelhante à população brasileira. Refletir essa realidade no quadro operacional é uma missão que a ViaMobilidade aplica na Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo, que terá 14 novas operadoras de trens já no próximo mês.
Dessa forma, a empresa chega a 40% de mão de obra feminina na área de tráfego, superando a média nacional de mulheres no setor pelo ramo metroferroviário, que está em 25%.
De acordo com o último relatório Balanço do Setor Metroferroviário, divulgado pela ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos), a mão de obra formada por mulheres alcança mais de sete mil postos de trabalho no setor pelo Brasil, atingindo um quarto do total de empregos no ramo.
Em janeiro, a ViaMobilidade formou uma turma exclusivamente por mulheres, de 24 novas AAS, que já trabalham pelas 17 estações da Linha 5-Lilás.
Jéssica Amâncio Mendonça, 25 anos, moradora de Mauá, na Grande São Paulo, sofreu os impactos de ser mãe e precisar lidar com a pandemia do coronavírus. Formada em Pedagogia e Enfermagem após o nascimento da filha Nicole, em 2019, ela conseguiu regressar ao mercado de trabalho, para ser futuramente uma das operadoras da Linha 5-Lilás.