O governo federal enviou uma comitiva ao Rio Grande do Sul com o objetivo de levar ajuda às pessoas afetadas pelo ciclone na região Sul do Brasil. Até a última atualização da Defesa Civil, o estado registrou 27 mortos. Outro corpo foi encontrado em Santa Catarina.
Integram a comitiva do governo os ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff. Eles devem chegar às 8h da manhã desta quarta-feira (6) em Caxias do Sul.
Os ministros vão sobrevoar os municípios de Muçum, Roca Sales, Encantado e Santa Teresa, que estão entre os mais afetados pelas fortes chuvas. Também haverá visita a abrigos na cidade de Lajeado, seguida de reunião com prefeitos da região e integrantes das defesas civis de municípios afetados.
“Esta visita será importante para alinharmos esforços e definirmos estratégias conjuntas para atender, com o máximo de agilidade, as pessoas e os municípios que enfrentam este desastre”, observa Góes. “Quanto mais sinergia tivermos, melhor poderemos atender e mais rápido será a liberação de recursos para os municípios”, completa.
Uma equipe da Defesa Civil Nacional já está no estado, onde apoia as prefeituras das cidades atingidas na elaboração dos pedidos de reconhecimento de situação de emergência e de repasse de recursos para assistência humanitária e restabelecimento de serviços essenciais.