Bora Brasil

Nível do Guaíba volta a subir e ultrapassa cota de inundação em Porto Alegre

Segundo o Centro Integrado de Coordenação de Serviços, a cota atual do Guaíba é de 3,86m, sendo que a de inundação é de 3,6m

Da Redação

O nível do Guaíba voltou a subir na manhã desta segunda-feira (3) e ultrapassou a cota de inundação em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. O lago subiu mais de 30 centímetros em um intervalo de cinco horas e causou pontos de alagamentos no centro da cidade. 

Segundo a última atualização do Centro Integrado de Coordenação de Serviços, da prefeitura de Porto Alegre, a cota do Guaíba é de 3,86m, sendo que a cota de inundação é de 3,6m. 

Durante o fim de semana, o lago atingiu o menor nível em um mês. Na ocasião, a régua do Gasômetro apontou que, entre 4h15 e 4h30, o nível caiu de 3,60 para 3,59 metros. Já às 6h15, o nível ficou em 3,57. Porém, voltou a subir nesta madrugada. 

Desde o início das cheias do Guaíba, devido às fortes chuvas e enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, uma força-tarefa em 18 pontos da capital gaúcha já retirou 27,7 mil toneladas de resíduos das ruas de Porto Alegre. 

Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 172 pessoas morreram vítimas das enchentes no estado, outras 42 seguem desaparecidas. O número de pessoas fora de casa caiu para 617 mil, sendo pouco mais de 37 mil em abrigos.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais