O papa Francisco teve uma noite tranquila e tomou café da manhã após ser diagnosticado com pneumonia bilateral, que exigiu uma terapia farmacológica adicional, informou a sala de imprensa do Vaticano na manhã desta quarta-feira (19).
O pontífice está internado no Hospital Policlínico Gemelli, em Roma, desde a última sexta-feira (14). O quadro de saúde do líder da Igreja Católica é considerado “complexo” pela equipe médica.
Mesmo com o diagnóstico, papa Francisco está de bom humor. "Ele agradece a proximidade que sente neste momento e pede, com coração agradecido, que se continue a rezar por ele", completou o comunicado.
Devido à internação, os compromissos de sábado (22) foram cancelados e a missa de domingo, na basílica de São Pedro, será comandada pelo Monsenhor Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização.
Francisco, quando era jovem, precisou remover parte de um dos pulmões devido uma doença respiratória. Ele assumiu a liderança da Igreja Católica em 2013 e enfrentou vários problemas de saúde durante esse período.
Segundo o Vaticano, essa é a quarta vez que o líder católico é internado no hospital de Roma. Antes, Francisco foi hospitalizado em junho de 2021 para uma cirurgia programada devido a uma estenose diverticular sintomática do cólon; em junho de 2023 para uma cirurgia de "laparotomia e reconstrução da parede abdominal", e em março de 2023 para exames médicos.