Uma tonelada de cocaína foi apreendida no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, apenas neste ano. O dado, apurado pela Band, aponta a maior quantidade de entorpercentes apreendidos para o período desde o início do século. Desde janeiro, a Polícia Federal prendeu 214 pessoas que tentaram embarcar com drogas para a Europa.
A operação Iraúna, deflagrada nesta quarta-feira (17), deteve um suspeito de ser o responsável por coordenar a troca da etiqueta de bagagens, esquema articulado por uma quadrilha de tráfico internacional de drogas, que vitimou duas brasileiras no início deste ano. Por conta disso, a partir de junho, o uso de telefone celular por funcionários no terminal de cargas será proibido.
Proibição do uso de celulares
A partir de junho deste ano, funcionários do Aeroporto Internacional de Guarulhos não poderão mais utilizar os aparelhos celulares em pontos sensíveis do terminal de carga. A decisão ocorreu depois da investigação da Polícia Federal a respeito do caso das brasileiras presas na Alemanha vítimas de um esquema de traficantes para enviar drogas ao exterior.
Após a investigação do caso, a PF afirmou que os traficantes usaram celulares para combinar a troca da etiqueta das malas de Kátyna Baía e Jeanne Paolini.
Nos últimos dois anos, a Polícia Federal prendeu ao menos 100 funcionários terceirizados que trabalhavam dentro do aeroporto e tinham envolvimento com o tráfico de drogas.