A Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram, nesta quarta-feira (11), a operação Palíndromo, para desarticular uma associação criminosa estruturada e hierarquizada, composta por diversas empresas, que operava câmbio sem autorização legal, além de cometer evasão de divisas e lavagem de dinheiro, e fraudes no comércio exterior, a partir da cidade de Joinville, em Santa Catarina.
Estão sendo cumpridos 18 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, contra seis pessoas físicas e seis empresas, em endereços residenciais e comerciais nas cidades catarinenses de Joinville e Itajaí.
Além disso, foi determinado o sequestro de aproximadamente R$ 20,7 milhões em bens, incluindo embarcações, veículos de luxo, imóveis e ativos financeiros bloqueados em contas bancárias.
O esquema envolvia operações de trading no comércio internacional, onde a principal empresa investigada oferecia serviços de câmbio sem autorização legal. Recursos eram enviados ilicitamente ao exterior através de pagamentos de importações com documentação falsa ou antiga, antecipação fraudulenta de câmbio e pagamentos a terceiros não relacionados ao negócio.
Os crimes investigados incluem operar instituição financeira sem autorização, evasão de divisas, lavagem de dinheiro, integração de organização criminosa e fraudes na importação de mercadorias. As penas máximas para esses crimes podem chegar a 32 anos de reclusão.