Notícias

Polícia apreende fenol em clínica onde mulher teve queimaduras graves no Paraná

Mulher realizou peeling de fenol, foi internada e precisará passar por enxerto no rosto

da Redação

Polícia apreende fenol em clínica onde mulher teve queimaduras graves no Paraná
Reprodução

A Polícia Civil do Paraná aprendeu, nesta quinta-feira (13), frascos de fenol e produtos sem registro durante uma operação na clínica de Curitiba em que uma mulher teve queimaduras graves depois de passar por um peeling.

O estabelecimento funcionava há cerca de 8 anos. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o local não tinha alvará para oferecer tratamentos estéticos invasivos. Além disso, a dona, que se dizia biomédica, não possui formação na área da estética.

O caso aconteceu em maio deste ano. Uma mulher teve queimaduras graves ao passar pelo procedimento, foi internada e vai precisar de enxerto no rosto. 

A dona da clínica prestou depoimento, mas não foi presa. Ela deve responder por lesão corporal, exercício ilegal da medicina e falsificação de medicação.

Morte por peeling de fenol em SP

Em São Paulo, outra clínica é investigada após a morte de um paciente que passou pelo mesmo procedimento, o empresário Henrique Chagas, de 27 anos. A responsável pela aplicação foi a influenciadora Natalia Fabiana de Freitas Antonio, conhecida como Natalia Becker.

A influencer, que já prestou depoimento à polícia, não tem formação em medicina e, segundo sua advogada, fez cursos livres de estética on-line e comprou o produto na internet.

Segundo o porta-voz do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP), porém, o paciente só deve fazer o procedimento com um profissional capacitado e depois de passar por exames prévios, como de sangue e eletrocardiograma.

“Por ser um procedimento extremamente invasivo, o paciente tem que estar monitorizado. No momento em que [o produto] é aplicado, há repercussões clínicas, no coração, fígado e rins”, explica Alexandre Kataoka, cirurgião plástico e coordenador do departamento de comunicação do CREMESP.  

O que é peeling de fenol? 

O fenol é um ácido forte usado na indústria farmacêutica e cosmética. No peeling, ele é indicado para tratar o envelhecimento da pele, diminuindo rugas, manchas e cicatrizes. Também costuma ser usado no tratamento da acne e para reduzir lesões pré-malignas.

O peeling de fenol atua causando uma severa, porém controlada inflamação na pele para estimular a descamação, “renovando” o tecido. O procedimento só pode ser feito por médicos dermatologistas ou cirurgiões plásticos que tenham especialidade, já que o ácido pode causar reações alérgicas e cardiovasculares.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais