Notícias

Polícia do Rio de Janeiro faz megaoperação contra lavagem de dinheiro

Operação prendeu 15 acusados de lavagem de dinheiro de grupos paramilitares

Amanda Martins, no Bora Brasil

Quinze pessoas foram presas em uma operação da polícia contra acusados de lavagem de dinheiro de grupos paramilitares nas comunidades da Muzema e Rio das Pedras, na zona oeste do Rio de Janeiro.

A investigação apontou movimentações financeiras de R$ 8,5 milhões em apenas um ano por parte dos principia alvos: Laerte Silva de Lima e Francisco das Chagas de Brito Castro.

No período investigado, Francisco relatou que trabalhava como encarregado de obras e ganhava R$ 4 mil por mês e Laerte apontou diversas ocupações que não explicam tamanha movimentação financeira.

A dupla é acusada de usar diversas pessoas e empresas de fachada para movimentar o capital ilícito. Entre as técnicas usadas para lavar dinheiro conversão de ativos em bens, criação de empresas de fachada e aquisição de criptomoedas.

Uma das empresas alvo de mandados de busca e apreensão é investigada no inquérito que apura a morte de 24 pessoas após um desabamento de prédios na Muzema em 2019.

O grupo também é acusado de crimes típicos de milícia como parcelamento ou loteamento ilegal do solo, desmatamento, bem como venda e locação de imóveis irregulares.

Tópicos relacionados