Bora Brasil

Premiê da Eslováquia está estável, mas quadro de saúde é 'muito grave'

Robert Fico sofreu uma tentativa de assassinato após reunião do governo eslovado. Ele foi submetido a uma cirurgia e está internado na UTI. Suspeito foi indiciado por tentativa de homicídio

Da Redação

Premiê da Eslováquia está estável, mas quadro de saúde é 'muito grave'
REUTERS/Nadja Wohlleben/File Photo

O estado de saúde do primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, foi estabilizado, porém, o quadro clínico ainda é considerado “muito grave”, segundo uma autoridade do hospital onde o político foi submetido a uma cirurgia. 

Robert Fico, de 59 anos, foi baleado cinco vezes no abdômen na cidade central de Handlova, nesta quarta-feira (15). Seguranças carregaram o político para um carro e foi levado às pressas para um hospital local. Horas depois, ele foi transferido de helicóptero para outra unidade de saúde.

“Durante a noite, os médicos conseguiram estabilizar a condição do paciente”, disse o vice-primeiro-ministro e ministro da Defesa do país, Robert Kalinak, em entrevista coletiva. “Infelizmente, a condição ainda é muito grave porque os ferimentos são complexos”, acrescentou. 

O premiê foi submetido a uma cirurgia de cinco horas, segundo a diretora do hospital onde está internado, Miriam Lapunikova. Ela declarou que o quadro de Fico é "realmente grave" e disse que o primeiro-ministro permanecerá na UTI.

A tentativa de assassinato contra Robert Fico aconteceu após uma reunião do governo eslovaco em Handlová, próximo da capital, Bratislava. O atentado provocou uma grande comoção internacional.

Para a presidente da Eslováquia, Zuzana Caputová, o atentado contra Robert Fico é “um ataque à democracia. A violência é absolutamente inaceitável. O discurso de ódio e a retórica cheia de ódio, que testemunhamos em toda a sociedade, levam a atos de ódio”. 

Suspeito indiciado por tentativa de homicídio 

Segundo a imprensa local e a agência de notícias Reuters, o homem de 71 anos, preso logo após o atentado, foi indiciado por tentativa de homicídio. Ele teria agido sozinho.

Quem é Robert Fico

Robert Fico, um político veterano, voltou ao poder na Eslováquia após as eleições do ano passado, alimentado em parte pelas promessas de suspender a ajuda militar à Ucrânia, pelas críticas às sanções dirigidas à Rússia e pelas campanhas contra os direitos LGBTQIA+. 

Ele é uma figura conhecida na política eslovaca. Considerado populista, ele está no terceiro mandato como premiê. O primeiro foi entre 2006 e 2010, e o segundo entre 2012 e 2018, quando renunciou após a morte de um jornalista local que investigava denúncias de corrupção.

O atual mandato começou no fim do ano passado. Ao longo dos anos, Robert Fico mudou de posição política segundo a opinião pública. Na guerra contra a Ucrânia, ele adotou posição pró-Rússia.

Banner Whatsapp

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais