A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo declarou nesta quarta-feira (11) que pelo menos 17 pessoas foram detidas por causarem incêndio em vegetação em todo o estado.
Segundo a pasta, dois homens, de 39 e 47 anos, foram presos em flagrante nesta terça-feira (10) por incêndio nas cidades de São Carlos e Campinas, no interior paulista.
Outras 15 pessoas já foram detidas, sendo três deles em Franca, três em Batatais, dois em São José do Rio Preto, um em Patrocínio Paulista, um em Santo Antônio da Alegria, um em Jales, um em Guaraci, um em Pindorama, um em Salto e outro em São Bernardo do Campo.
Além disso, em Porto Ferreira, a Polícia Ambiental autuou dois homens por acender uma fogueira para limpeza da vegetação. A Polícia Civil investiga todos os casos.
Alerta de risco de incêndio em SP
A Defesa Civil de São Paulo prorrogou o alerta de risco elevado para incêndios até o próximo sábado (14). O litoral paulista é a única região do estado sem grande risco. Os alertas estão vigentes desde o começo de setembro.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) estadual, as temperaturas podem chegar a 39°C, e a umidade relativa do ar (URA), a 20% em algumas regiões. Os prejuízos à agricultura atingem principalmente as lavouras de cana no centro e no norte do estado.
O aviso reafirma que, nos próximos dias, São Paulo será dominado por um clima seco e estável, e que, sem previsão de chuvas, haverá elevação gradual das temperaturas, que trarão uma sensação de calor e um ambiente abafado em todo o território paulista.