Uma viagem de campo com alunos de uma universidade do interior do Rio Grande do Sul terminou em tragédia. Dois professores foram mortos a tiro durante um assalto em um hotel na madrugada desta quinta-feira (25), em Passo Fundo, na floresta nacional.
Eles eram professores da Universidade Federal de Santa Maria e foram identificados como Fabiano de Oliveira Fortes, de 46 anos, e Felipe Turchetto, de 35 anos. Ambos exerciam suas atividades no Departamento de Ciências Florestais do Centro de Ciências Rurais da UFSM.
Os professores retornavam para o hotel onde estavam hospedados com 15 alunos por volta das 4h da manhã quando o assalto já estava em andamento.
Eles foram rendidos, amarrados com lacres e levados para um único cômodo. Durante o roubo, uma das vítimas conseguiu se desvencilhar dos lacres e confrontou os assaltantes, ela foi baleada e morreu. A outra pessoa também foi tentar entrar em confronto com os bandidos, que também foi baleado e morreu.
A proprietária do hotel foi obrigada a realizar transferências via Pix. As autoridades suspeitam de que o crime foi premeditado, já que os assaltantes estavam hospedados no hotel desde a noite anterior, mas com identidades falsas.
Depois do crime, os assaltantes abandonaram um carro, que tinha sido roubado, e fugiram com outro veículo que a polícia tenta identificar. Até o momento ninguém foi preso.
Os dois corpos estão sendo velados na manhã desta sexta-feira, de Fabiano de Oliveira Fortes na reitoria da Universidade Federal de Santa Maria e de Felipe Turchetto em Taquaruçu do Sul.
Em nota, a Universidade Federal de Santa Maria declarou luto oficial e suspendeu as atividades acadêmicas e administrativas no Curso de Engenharia Florestal nesta sexta-feira. “A UFSM se solidariza com os familiares, amigos e colegas neste momento de pesar”, disse.