Resgate brasileiro na Turquia será na 2ª cidade mais impactada pelo terremoto

Missão humanitária brasileira levou toneladas de mantimentos, insumos médicos e medicamentos para as vítimas do terremoto na Turquia

Por Rodrigo Hidalgo

Os mais de 40 homens e mulheres do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Nacional brasileiros enviados à Turquia atuarão no resgate na cidade de Kahramanmaras, a segunda que mais sofreu com o impacto do terremoto que atingiu o país. Na manhã desta sexta-feira (10), eles se organizavam no aeroporto da capital Ancara.

De Ancara, eles partem num voo do governo turco rumo a Adana. De lá, seguem por terra até Kahramanmaras. A missão humanitária brasileira, além do apoio humano, levará toneladas de mantimentos, insumos médicos e medicamentos para as vítimas.

A maior magnitude do terremoto foi 7.8, em Gaziantep, onde foi o epicentro. Kahramanmaras registrou o segundo maior impacto, 7.5. 

Este foi o maior terremoto na Turquia desde 1939, época em que morreram 17 mil. As vítimas de hoje ultrapassam 21 mil. Quanto mais o tempo passar, menores são as chances de encontrar sobreviventes.

A equipe brasileira deixou o Brasil, de Guarulhos, por volta das 6h30 da última quinta-feira (9). O desembarque em terras turcas no início da noite do mesmo dia.

O cenário em Ancara é de muita neve, diferente de Kahramanmaras. Porém, na cidade aonde irão os brasileiros, as temperaturas seguem baixas. Hoje, por exemplo, a máxima prevista para hoje é de 6ºC. Em algumas regiões da Turquia, os termômetros podem marcar -15ºC.

As baixas temperaturas dificultam o resgate e deixam os sobreviventes vulneráveis, já que cerca de 7 mil construções desabaram nas cidades atingidas pelo terremoto.

Mais notícias

Carregar mais