Um roteiro cultural em São Paulo valoriza a história do Brasil e celebra os 200 anos da Independência do país. Esse passeio pela cidade conta um pouco do processo até a independência ser alcançada, o que remete a uma viagem no tempo.
A rota tem como um dos destinos o casarão do século 18, onde Domitila de Castro viveu até a morte. Na história, ela ficou conhecida como a Marquesa de Santos, uma das grandes paixões de Dom Pedro I, imperador do Brasil.
O casarão Solar da Marquesa de Santos, localizado no centro histórico da capital paulista, abriga o Museu da Cidade de São Paulo, um dos pontos turísticos presentes no roteiro cultural em comemoração ao bicentenário da Independência. “O roteiro apresenta a cidade de uma maneira lúdica e a relação de São Paulo com essa história tão importante do Brasil”, diz a diretora da SPTuris Fernanda Ascar.
No Pátio do Colégio, também na região central, onde a cidade nasceu e o lugar onde Dom Pedro I se hospedou antes e depois do famoso grito “independência ou morte”, em 1822.
“Dom Pedro se hospedou aqui e foi onde ele compôs a melodia do hino da independência do Brasil. E foi em um espaço que funcionava ao lado do palácio do governo, um prédio da Casa da Ópera de São Paulo, que ele foi coroado o rei do país”, conta a historiadora Larissa Maia.