Bora Brasil

São Paulo inicia vacinação contra a Covid de crianças

Capital paulista recebeu 64 mil doses do imunizante pediátrico da Pfizer para começar campanha em crianças com comorbidades ou deficiência permanente

Por Igor Calian

A capital paulista inicia oficialmente a vacinação contra a Covid-19 de crianças entre 5 e 11 anos nesta segunda-feira (17). Inicialmente, apenas aquelas com comorbidades e deficiência permanente (física, sensorial ou intelectual) podem procurar os postos de saúde. 

A cidade recebeu na última sexta-feira (14) cerca de 64 mil doses da vacina, número insuficiente para as mais de 160 mil crianças com condições de saúde que já permitiriam a imunização.

Os postos de saúde abrem entre 8h e 17h. É possível acompanhar a movimentação nos locais de imunização e onde ocorre a aplicação das doses através do De Olho na Fila.

Os menores devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis e será preciso apresentar um laudo médico para comprovar que a criança se encaixa nos grupos vacináveis. É preciso apresentar um documento oficial com foto e o comprovante de endereço da capital paulista.

A distribuição das doses pelos postos de saúde seguiu uma estimativa da Secretaria Municipal de Saúde através das informações disponíveis em atendimentos pretéritos nas unidades básicas do público elegível a se vacinar agora.

A vacina a ser aplicada é da Pfizer e tem embalagem na laranja, para não ser confundida com a vacina aplicada em adultos. São injetados 0,2 ml nas crianças.

O imunizante pediátrico foi liberado pela Anvisa no dia 16 de dezembro e após atraso do Ministério da Saúde foi incorporada ao calendário de vacinação no dia 5 de janeiro.

A chegada das novas doses não deve alterar o calendário de imunização em São Paulo, restrito ao grupo de crianças com comorbidades ou deficiência permanente.

Segundo a Secretaria municipal de Saúde, as regras para vacinação são as seguintes:

Lista de comorbidades para vacinação de crianças de 5 a 11 anos: 

  • Insuficiência cardíaca; cor pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndrome coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosa; arritmias cardíacas;  cardiopatias congênitas; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; talassemia; síndrome de Down; autismo; diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial; doença cerebrovascular; doença renal crônica; imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos); anemia falciforme; obesidade mórbida; cirrose hepática; e HIV. 

Lista de deficiências permanentes para vacinação de crianças de 5 a 11 anos:

  • Física: limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; 
  • Sensorial: indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo; 
  • Visual: indivíduos com baixa visão ou cegueira. Considera-se baixa visão ou visão subnormal quando o valor da acuidade visual corrigida no melhor olho é menor do que 0,3 e maior ou igual a 0,05 ou seu campo visual é menor do que 20º no melhor olho com a melhor correção óptica (categorias 1 e 2 de graus de comprometimento visual do CID 10) e considera-se cegueira quando esses valores se encontram abaixo de 0,05 ou o campo visual menor do que 10º (categorias 3,4 e 5 do CID 10); 
  • Intelectual: indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais.
Banner Whatsapp

Mais notícias

Carregar mais