Bora Brasil

Secretário de administração penitenciária do Rio de Janeiro é preso pela Polícia Federal

Investigação apontou que a cúpula da SEAP mantinha relação espúrias com criminosos

Marcus Sadok, no Bora Brasil e BandNews TV

A Polícia Federal prendeu o Secretário de Estado de Administração Penitenciária do Rio, Raphael Montenegro, em uma operação nesta terça-feira (17) para desarticular um esquema criminoso na cúpula administrativa da SEAP. 

Além de Montenegro foram presos também dois subsecretários, Wellington Nunes da Silva, da gestão operacional, e Sandro Farias Gimenes, superintendente.

Segundo as investigações do Ministério Público Federal e do Departamento Penitenciário Federal, agentes públicos facilitavam a volta de chefes do tráfico presos no presídio de Catanduvas, no Paraná, para o sistema prisional fluminense. Os alvos da ação ainda permitiam a entrada de pessoas e itens proibidos na cadeia.

A investigação aponta ainda que os desvios cometidos pelos investigados foram praticados em troca de influência sobre os locais de domínio destes traficantes e outras vantagens ilícitas.

Segundo o delegado responsável Heliel Martins, a soltura do criminoso Wilton Carlos Rabello Quintanilha, o Abelha, foi um dos atos mais graves cometidos pela cúpula. Abelha é integrante da cúpula do Comando Vermelho e tinha um mandado de prisão em cumprimento quando foi solto no fim de julho. Martins aponta que as provas são “robustas” e o material apreendido será analisado. 

Veja entrevista na íntegra: 
 

Na ação de hoje, cerca de 40 policiais federais cumprem os mandados, expedidos pela Tribunal Regional Federal da 2ª Região, já que Montenegro tem foro. O governador Claudio Castro, na sexta-feira passada, chegou a dizer que ele seria exonerado pela soltura de Abelha, mas a decisão ainda não foi publicada no Diário Oficial. As defesas dos envolvidos ainda não foram encontradas pela reportagem.

Assista o momento que secretário é conduzido:

Banner Whatsapp

Mais notícias

Carregar mais