Equipes formadas por militares brasileiros, o que inclui membros do Corpo de Bombeiros, chegaram à Anacara, capital da Turquia. A comitiva que embarcou no Avião da Força Aérea Brasileira (FAB) também contou com jornalistas e videorrepórteres do Grupo Bandeirantes.
O cenário dominado pelo branco da neve reflete a situação delicada do que vivem os sobreviventes do terremoto que, até então, matou mais de 21 mil pessoas na Turquia e na Síria. A magnitude do tremor foi de 7.8, cuja intensidade é tida como a maior desde 1939, quando o mesmo fenômeno causou 17 mil óbitos.
Ao todo, 46 homens e mulheres brasileiros vão atuar na cidade de Kahramanmaras, onde houve o segundo maior abalo sísmico, de magnitude 7.5. Gaziantep, onde houve o epicentro do terremoto, foi a cidade com a maior intensidade, 7.8.
Cerca de 6 toneladas de equipamentos, medicamentos e insumos hospitalares foram levadas do Brasil à Turquia. A equipe brasileira deixou o Brasil, de Guarulhos, por volta das 6h30 da última quinta-feira (9). O desembarque em terras turcas no início da noite do mesmo dia.
Apesar da falta de neve em Kahramanmaras, diferente de Ancara, a temperatura segue baixa na região ande os brasileiros se deslocarão. De acordo com o AccuWeather, a máxima prevista para hoje é de 6ºC. Em algumas regiões da Turquia, os termômetros podem marcar -15ºC.
As baixas temperaturas dificultam o resgate e deixam os sobreviventes vulneráveis, já que cerca de 7 mil construções desabaram nas cidades atingidas pelo terremoto.