Notícias

Vai viajar? Veja a importância da revisão no carro antes de pegar a estrada

Especialista em mecânica de carros dá dicas para a revisão do veículo para o condutor não ter uma surpresa e ficar na estrada

Por Fábio Melo

Carros trânsito
Carros trânsito
Arquivo/Agência Brasil

Condição dos pneus, desgaste das pastilhas de freios, verificar as panteras e faróis. Uma das coisas mais importantes para ter uma viagem tranquila neste fim de ano é fazer uma revisão no veículo antes de pegar a estrada. 

Neste fim de ano, a exemplo do que acontece com milhares de motoristas, o técnico em refrigeração Geraldo Costa está planejando uma viagem com a família. “Eu gosto de fazer uma revisão naqueles itens importantes para a gente não ter uma surpresa e ficar na estrada”, declarou. 

“Quilometragem, nível do óleo, freios, suspensão, lâmpadas, conferência do alinhamento do farol. A suspensão em si, se existe folgas ou não, porque são itens que você vai utilizar nas viagens de férias”, disse a especialista em mecânica de carros Luciana Félix. 

Ponto importante, mas que a maioria dos condutores não leva em conta quando vai fazer a revisão do veículo, é explicar para o mecânico qual trajeto ele pretende fazer. Isso pode interferir, e muito, no tipo de manutenção preventiva necessária. 

“Por exemplo, se você vai para o litoral, precisa fazer manutenção preventiva do ar-condicionado, estar com libras corretas nos pneus porque altas temperaturas tende a abaixar as libras. Se vai para a serra, é importante fazer a manutenção na parte do sistema de água, porque vai utilizar muito freio a motor. Então são detalhes que precisa passar para a oficina para que a gente possa recomendar a manutenção ideal", pontuou a especialista em mecânica de carros. 

Tópicos relacionados