Notícias

"Vape vitamínico” é falácia, diz médico após vídeo viralizar

Especialistas afirmam que os vapes causam lesão no pulmão, infarto, doenças gastrointestinais e diversos tipos de câncer

Adriel Trevizolli

Uma propaganda que viralizou nas redes sociais divulgava o novo tipo de cigarro eletrônico chamado de “vape vitamínico”, que promete benefícios ao usuário. Depois da repercussão negativa, o anúncio foi retirado do ar pela empresa responsável. Mesmo assim, ainda é possível encontrar o produto pela internet. 

Especialistas afirmam que os vapes causam lesão no pulmão, infarto, doenças gastrointestinais e diversos tipos de câncer. Quem vende o produto diz que a sua composição não possui nicotina e é capaz de melhorar o desempenho do usuário durante atividades físicas, mas nada disso foi comprovado. No ano passado, a venda, importação e propaganda de cigarros eletrônicos foi proibida pela Anvisa.

Em entrevista à Band, o cardiologista Mateus Freitas explica que a propaganda do vape de vitaminas “é uma grande falácia da indústria” e destacou o risco de lesão pulmonar ao inalar a fumaça. 

“Inalar por fumaça você vai ganhar lesão pulmonar. É, mais uma vez, uma grande falácia da indústria do cigarro eletrônico. A gente aguarda que os órgãos de fiscalização não só façam uma campanha contra, mas também fiscalizem e tirem do mercado esse tipo de dispositivo”, disse o médico. 

Tópicos relacionados