A visitação ao Cristo Redentor, um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, ficou fechada por cerca de duas horas nesta terça-feira (8) por causa de problemas nos elevadores.
A medida foi tomada após denúncias de visitantes, que publicaram nas redes sociais, pela manhã, que os equipamentos não estavam funcionando. Segundo o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), as visitas de trem e de van no Alto Corcovado, onde fica localizado o monumento, também foram suspensas até a normalização dos elevadores.
Em nota, o ICMBio destacou que a manutenção dos elevadores e das escadas rolantes é de responsabilidade da concessionária Trem do Corcovado. A empresa disse que houve “picos de luz”, o que provocou a queima de placas dos equipamentos, que foram trocadas. A Light, por sua vez, afirmou que o fornecimento de energia estava normalizado.
Morte no Cristo Redentor
O episódio acontece menos de um mês depois da morte de um turista nas escadarias do monumento. O visitante gaúcho passou mal e morreu em março em um dos acessos ao Complexo do Cristo Redentor. O Procon-RJ realizou uma vistoria na ocasião e verificou problemas de acessibilidade no espaço, que foi totalmente interditado.
Em seguida, o ICMBio, responsável pela gestão do Parque Nacional da Tijuca, divulgou um plano de revitalização para melhorar a acessibilidade, que inclui reformas nos banheiros, troca de elevadores e instalação de novas escadas rolantes. As intervenções vão acontecer entre este ano e o próximo.