Bora SP

Expresso Turístico da CPTM retoma viagens ao público geral em SP

Viagens sem paradas para Jundiaí, Mogi das Cruzes e Paranapiacaba partem da estação Luz, no centro da capital paulista

Por Luccas Balacci

Após quase dois anos, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) retomou o Expresso Turístico ao público geral no fim de semana. O serviço foi paralisado no início da pandemia e reaberto em agosto do ano passado apenas para passageiros que já haviam comprado bilhetes, mas que não puderam utilizá-los.

As partidas ocorrem na plataforma 4 da estação Luz, no centro, com destino a Jundiaí, Mogi das Cruzes e Paranapiacaba – a programação está disponível no site da companhia. O grande diferencial do passeio é o transporte por uma locomotiva a diesel de 1952, com dois carros de passageiros fabricados na década de 1960, com um total de 1962 assentos. 

A missionária Raquel Vital, de 46 anos, foi a Jundiaí acompanhada de um grupo de amigos – parte deles já conhecia o expresso. “O que eu gostei foi da acolhida e também a questão de você ir escutando a história por onde você passa.”

O trem deixa a estação às 8h30 e retorna à capital paulista às 16h30. Durante o dia, o público fica livre para explorar os destinos, seja com a própria programação ou seguindo guias turísticos que oferecem pacotes de atividades.

Para o chefe de carro, Valter Rodrigues Gaia, responsável pelo embarque do público, o passeio permite um olhar único para o estado. “É uma volta ao passado, o expresso resgata a história da ferrovia e a cultura ferroviária.”

A professora Priscila Tesolin, de 40 anos, aproveitou o fim de semana para escapar da capital paulista com o marido, o analista de sistemas Murilo Vasconcelos, 36 anos, e o filho Gabriel, de 11 anos. “Queria conhecer um pouco mais da nossa cultura. É estranho morar em São Paulo e não conhecer mais a parte cultural do nosso estado.”

Os bilhetes do Expresso Turístico são vendidos apenas na bilheteria da estação Luz, com dinheiro em espécie, e custam a partir de R$ 50, com opções de descontos para acompanhantes. Neste fim de semana, as viagens de sábado e domingo serão para Paranapiacaba, destino mais procurado, segundo a CPTM.

Tópicos relacionados