Bora SP

Mais de 80% dos pais pretendem vacinar filhos de 5 a 11 anos no estado de SP

O único imunizante aprovado para faixa etária até o momento pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é o da Pfizer

Por Pedro Campos

Uma pesquisa realizada pelo Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) apontou que 84% das famílias com crianças entre 5 e 11 anos de idade no estado de São Paulo pretendem aderir à vacinação infantil contra a Covid-19.

O percentual de famílias que pretende vacinar as crianças é maior na Região Metropolitana de São Paulo, com 87%. No interior do estado, 81% dos pais e responsáveis dizem que levarão os filhos para serem imunizados contra o coronavírus. Entre as mulheres, o índice que pretende imunizar as crianças é maior.

As primeiras doses de vacinas contra a doença destinadas a faixa etária deverão chegar ao Brasil nesta semana. O único imunizante aprovado até o momento pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é o da Pfizer.

Exigência do passaporte vacinal nas escolas

“Nós não vamos fazer exigência da obrigatoriedade da vacina. Por que? Primeiro porque não é uma decisão em que a criança tome então ela teria dois prejuízos. Se por algum motivo o pai ou a mãe decida não vacinar a criança ela acaba perdendo um outro direito que é de estar frequentando a escola. Não é justo com a própria criança”, explicou o secretário estadual da Educação, Rossieli Soares.  

Capital paulista

Na cidade de São Paulo a previsão é que não haja abertura de um período para vacinação de crianças com comorbidades, de acordo com o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido. 

A imunização vai começar com crianças de 11 anos e seguir na ordem por idade. A previsão é que a capital recebe 60 mil doses, em um primeiro momento. O público total da faixa etária de 5 a 11 anos é de 1,3 milhão de pessoas. 

Tópicos relacionados