Bora SP

Correspondente Yan Boechat relata estrondos e tensão no leste da Ucrânia

Correspondente da Band relata corrida a bancos e supermercados no leste da Ucrânia

Da Redação

O correspondente da Band Yan Boechat relatou, em participações nos programa Bora SP e Bora Brasil, a situação de tensão no leste da Ucrânia após bombardeios da Rússia na região.

Em Kharkiv, cidade a 30 km da fronteira com a Rússia, Yan ouviu dois estrondos e procurou abrigo. “Neste momento não consigo dizer o que aconteceu”, disse.

Quando começou os bombardeios russos durante a madrugada, Yan estava perto da fronteira ucraniana com as repúblicas separatistas na região Donbass.

 O correspondente disse que, indo em direção ao Oeste do país, presenciou uma corrida das pessoas a bancos e supermercados.  

“Situação de muita tensão, muita gente nas ruas tentando tirar dinheiro, comprar comida, ir nas farmácias”, disse.  

Situação no Leste

Segundo Yan, apesar da tensão, muitas pessoas que moram ao leste do país, próximo à fronteira com a Rússia, não estão fugindo, uma vez que há setores da sociedade na região que apoiam à investida do presidente Vladimir Putin.

O correspondente da Band ainda disse que houve bombardeios em toda a região de Donbass. “Nessa manhã a gente ouvia as bombas, mas não estavam tão perto”, conta Yan. “A maior parte foi em alvos militares”, disse.

Vídeo: Entenda o contexto histórico que divide os dois países

Tópicos relacionados