Bora SP

SP: Passageiros denunciam assaltos na estação Trianon-Masp

De acordo com relatos recebidos pela Central de Ouvintes da BandNews FM, são jovens entre 6 e 14 anos de idade

Por Elaine Freires

Assaltos têm assustado os usuários da estação Trianon-Masp, na Avenida Paulista. De acordo com relatos recebidos pela Central de Ouvintes da BandNews FM, são jovens entre 6 e 14 anos de idade.

Para fugir das abordagens, usuários do Metrô até criaram grupos de Whatsapp para avisarem as ações dos grupos.

Celulares, carteiras e pertences pessoais estão na mira do grupo de crianças e adolescentes, que age ainda dentro da estação Trianon-Masp, na Avenida Paulista.

Os menores andam em bandos de dois a oito integrantes e se dividem na área interna, escada e do lado de fora no vão livre do Masp.

Nesta terça-feira (15), por volta das 9h, Carolina Martins foi abordada. ”Eu saía da loja de conveniência dentro do metrô, quando dois meninos me fecharam na porta para me assaltarem. Por sorte, tinha um segurança perto que veio do meu lado e eles saíram”, conta. Apesar do susto, não levaram nada da Carolina.

Poucos minutos depois, a bancária Renata Hazine foi parada pelo grupo na escada, que leva ao lado par da avenida Paulista, na calçada do Masp. ”Avançaram no meu pescoço para levar a minha correntinha e eu saí correndo”, explica Renata.

Outra vítima da ação foi Andrea Yamashita. No final de fevereiro, ela teve uma correntinha de ouro arrancada por um deles quando seguia para o serviço no horário da manhã.

Depois disso, a bancária passou a trocar mensagens em aplicativos de conversa para avisar aos colegas sobre ações suspeitas. ”A gente vai avisando onde estão para que possamos ficar em alerta. Todo mundo sabe quem faz parte do grupo”, afirma.

Aumento dos casos

Segundo os relatos obtidos pela reportagem, os crimes desse tipo estão mais frequentes desde o começo do ano. Dados da Secretaria de Segurança Pública indicam piora dos indicadores de violência.

Em janeiro houve um aumento de 15% dos casos de roubos e furtos na área do Distrito Policial dos Jardins. Os casos saltaram de 465 no 1º mês do ano passado para 692 no mesmo período deste ano.

O Metrô disse que vai intensificar as ações de segurança na estação Trianon-Masp, tanto nas áreas internas quanto nos acessos da estação.

A Companhia informou que solicitou o apoio ao Serviço Especializado de Abordagem Social às Pessoas em Situação de Rua - SEAS, órgão da Prefeitura, na remoção destes menores.

Também será solicitado à Polícia Militar que sejam realizadas rondas ostensivas na área externa da estação.

O Metrô destacou ainda que os passageiros podem colaborar com a fiscalização informando sobre qualquer ação de anormalidade dentro do sistema, através do aplicativo "Metrô Conecta" ou pelo SMS-OPERAÇÃO, pelo telefone 9 7333-2252.

Já a Secretaria da Segurança Pública diz que faz operações diárias pela Capital e têm intensificado as ações de policiamento ostensivo, preventivo e de polícia judiciária em todas as regiões, inclusive na região mencionada pela reportagem.

Desde dezembro do ano passado, nove pessoas foram presas em ações para reprimir os furtos e roubos de celulares nas regiões da Avenida Paulista, Campos Elísios e Higienópolis.

Tópicos relacionados