A cidade de Botucatu, no interior de São Paulo, vai decretar lockdown nos próximos dois fins de semana. A medida, em caráter extraordinário, serve para conter o avanço da Covid-19 na cidade. As informações são do repórter Guilherme Oliveira, da Rádio Bandeirantes.
O município faz parte da macrorregião de Bauru, que está com a ocupação dos leitos de UTI em 99,3%, segundo o governo de São Paulo.
A circulação de pessoas estará liberada para serviços essenciais ou em casos excepcionais, desde que o cidadão contenha um documento que comprove a saída.
Postos de combustíveis vão funcionar só para abastecimento de veículos de serviços públicos, como ambulâncias e viaturas de polícia.
O transporte coletivo público será paralisado durante os dois fins de semana. Já o transporte por aplicativo e de entrega via delivery serão liberados.
Farmácias e a rodoviária vão funcionar normalmente, cumprindo os protocolos de segurança. Padarias, mercearias e supermercados só vão poder funcionar via delivery.
Até o último balanço, Botucatu tem 120 mortes por Covid-19 e cerca de 9 mil casos. A taxa de ocupação dos leitos de UTI na rede pública, do Hospital das Clínicas, é de 120%, ou seja, além dos 30 leitos exclusivos para doença, 6 estão sendo usados por pacientes infectados.
A maior instituição pública vinculada ao SUS na região atende cerca de 2 milhões de pessoas de 68 municípios. Já na rede privada da cidade, a ocupação é de 160% - 10 leitos de Covid mais 6 usados por contaminados. O decreto foi assinado pelo prefeito de Botucatu, Mário Pardini.