Notícias

Brasil atinge marca de 250 mil mortos por covid-19

Da Redação, com Jornal da Band e BandNews FM

Nas últimas 24 horas foram 1.390 vítimas fatais
Nas últimas 24 horas foram 1.390 vítimas fatais
MS/PMPA

Nesta quarta-feira, Brasil passou a terrível marca de 250 mil mortes pela covid-19 desde o começo da pandemia. Nas últimas 24 horas foram 1.386 vítimas fatais.

A média dos últimos sete dias é a prova de que hoje é o momento mais grave da pandemia: 1.123, a maior já registrada até agora.

Com recorde de internações por covid, o governo de São Paulo anunciou um plano para fiscalizar a circulação de pessoas à noite e de madrugada, que chamou de “toque de restrição”.

A decisão foi tomada porque o estado bateu recorde de internações por covid. Atualmente são mais de 6.500 pacientes em unidades de terapia intensiva. O comitê de saúde alertou que se o ritmo de internações se mantiver, a ocupação dos leitos pode chegar a 100% em 22 dias.

Na prática, a rotina nas cidades paulistas não vai enfrentar grandes mudanças. Os serviços essenciais, como mercados e farmácias, poderão funcionar normalmente durante a madrugada e as pessoas não serão impedidas de andar na rua. No entanto, o governo promete intensificar a fiscalização e aplicar multas para quem descumprir as restrições. 

Restrições em outros estados 

No Paraná, um toque de recolher noturno começou no dia 3 de dezembro e o decreto já foi renovado cinco vezes. Atualmente, está vigente entre onze horas da noite, e não mais às dez. Também está proibida a venda e o consumo de bebidas alcoólicas das 23h às 5h.

Ainda no Sul, nos últimos 15 dias, o Rio Grande do Sul registra um crescimento de internações em leitos clínicos e de UTI, o que culminou em 11 regiões do modelo de Distanciamento Controlado classificadas em bandeira preta.

Para conter o avanço do contágio, o governador determinou a suspensão de todas as atividades, das 20h às 5h, pelo menos até as 5h do dia 2 de março.

As exceções como farmácias, hospitais, clinicas medicas, assistência social, hotéis, postos de combustíveis e funerárias, entre outros serviços considerados essenciais, foram permitidos a operar neste horário órgãos públicos prestadores de serviços essenciais e concessionários prestadores de serviços públicos essenciais.

A partir desta quarta, a os paraibanos estão proibidos de sair de casa, exceto em situações de extrema necessidade, entre 10 horas da noite até 5 horas da manhã.  Os bares, restaurantes e lanchonetes podem funcionar das 6 da manhã às 4 da tarde, e depois disso só podem atender por delivery ou retirada no local até as 10 da noite. Os shoppings podem funcionar das 9 da manhã às 9 da noite e o comércio continua com o horário normal de expediente.

Até a próxima terça-feira, todas as praias de Salvador estão fechadas para evitar as aglomerações. A determinação da prefeitura é para frear o avanço do coronavírus e começou a valer nesta quarta. A capital baiana e outras 380 cidades estão sob o toque de recolher, das oito da noite as cinco da manhã, desde a última sexta-feira, por decreto do governo do Estado.

No Amazonas, o toque de recolher começou a ser reduzido nos últimos dias. 

Mais notícias

Carregar mais