Brasil cai duas posições no ranking de Índice de Desenvolvimento Humano da ONU

Relatório aponta que país está em 89º lugar na lista com 193 países

Da redação

Brasil cai duas posições no ranking de Índice de Desenvolvimento Humano da ONU
IDH brasileiro caiu duas posições
Reprodução/Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Brasil caiu duas posições no ranking de Índice de Desenvolvimento Humano da ONU. É o que aponta o relatório das Nações Unidas divulgado nesta quarta-feira (13). Agora, o país está no número 89 da lista com outras 193 nações. 

O IDH combina dados de expectativa de vida da população, renda e escolaridade. No relatório, o Brasil ficou com 0,760, no grupo de países com desenvolvimento alto. Os dados divulgados agora em 2024 foram coletados em 2022. 

A expectativa de vida do brasileiro médio é de 73,4 anos e de escolaridade é de 15,6 anos. A queda, segundo o relatório, ocorreu principalmente pela pandemia de Covid-19. 

O pódio do ranking de IDH ficou com Suíça, Noruega e Islândia, respectivamente. Além do Brasil, todos os países de língua portuguesa, exceto Moçambique, tiveram uma queda no ranking em comparação com o último relatório. Portugal é o único país com desenvolvimento humano muito alto entre os países lusófonos, na posição 42. 

Na América do Sul, o Brasil está na frente de países como Colômbia e Venezuela, mas atrás da Argentina, Peru, Uruguai e Chile. O IDH da América Latina e Caribe médio é de 0,386. Em último lugar está a Somália, com 0,674 de IDH. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais