Notícias

Brasil e Argentina anunciam que devem discutir projeto de moeda comum

Nota assinada por Lula e Alberto Fernández pontua que países pretendem superar barreiras de trocas comerciais

Da redação

Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da Argentina, Alberto Fernández, lançaram neste domingo (22) uma nota com objetivos de ambos os países para relançar a aliança estratégica entre as nações Sul-Americanas. Na nota, os presidentes pontuam que devem avançar nas discussões para lançar uma moeda comum entre os dois países.

Segundo os chefes de Estado, os países pretendem “superar barreiras das trocas, simplificar e modernizar regras e incentivar o uso de moedas locais”. A ideia da moeda entre Brasil e Argentina é de utilizá-la para fluxos financeiros, quanto comerciais, “reduzindo os custos de operação e diminuindo a nossa vulnerabilidade externa”. 

No Canal Livre deste domingo (22), a Band entrevista o presidente da Argentina, Alberto Fernández, que fala das negociações para uma possível moeda única, união com o Brasil e outros assuntos do país. Confira na BandNews TV às 20h, nas rádios, no canal do YouTube e na tela da Band às 23h20. 

Na nota, os presidentes pretendem trabalhar e atualizar a União de Nações Sul-Americanas (UNASUL). “A Argentina e o Brasil estão decididamente engajados na construção de uma América do Sul forte, democrática, estável e pacífica”, informa a nota. 

O encontro do presidente Lula com Fernández também deve marcar o relançamento da aliança estratégica bilateral, com reativação de espaços de cooperação e diálogo. “São múltiplas as áreas em que voltaremos a atuar juntos em temas importantes para a qualidade de vida das nossas populações, como o combate à fome e à pobreza, saúde, educação, desenvolvimento sustentável, mudança climática e redução de todas as formas de desigualdade”, afirma. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais