Notícias

Brasil lidera fraudes com cartões de crédito; veja dicas para evitar o golpe

Da Redação, com BandNews TV

Brasil lidera fraudes com cartões de crédito
Brasil lidera fraudes com cartões de crédito
Unsplash/Reprodução

O Brasil lidera o ranking mundial de fraudes com cartão de crédito. De acordo com o Relatório Anual 2020 de Atividade Criminosa On-line no Brasil, elaborado pela empresa de cibersegurança Axur, o País acumulou 45% do total de casos registrados no mundo no último ano. A BandNews TV reúne pequenas dicas de segurança que podem evitar a dor de cabeça.

O grande número de consumidores usando a internet para comprar e fazer transações financeiras, a falta de malícia do brasileiro e as leis fracas para inibir os crimes virtuais contribuem para o crescimento desse tipo de golpe. Das 10 instituições com maiores números de vazamento, sete são nacionais.

Em 10 anos, a consultora Teresa Campos Sales sofreu cinco golpes, que somaram cerca de R$ 10 mil em gastos indevidos. As instituições cobriram os prejuízos, mas os golpes causaram grande transtorno na vida dela. “Você não sabe por onde começar quando olha e vê que não gastou aquilo. Aí entra em pânico”, conta.

Caso você passe por uma situação parecida, a primeira dica é registrar um Boletim de Ocorrência. “Cada caso será analisado pela instituição, mas é possível que você tenha ressarcimento em eventual fraude”, explica o advogado especialista em direito digital Luiz Augusto D'Urso.

O melhor é mesmo se prevenir. Veja algumas medidas de segurança:

1- Apague os 3 dígitos do código que fica no verso do cartão e guarde em lugar seguro para quando for fazer compras.

2- Não clique em links suspeitos e tenha cuidado ao acessar páginas de lojas. Muitos criminosos criam sites falsos idênticos ass verdadeiros.

3- As instituições bancárias têm oferecido cartão digital para comprar on-line.  Ative essa função.

4- Peça para ser informado via mensagem de texto toda vez que houver transação no seu cartão.

  •  

Mais notícias

Carregar mais