Notícias

Brasil não fez nenhum lockdown, diz Mandetta

Ex-ministro da Saúde afirmou que todas as medidas de isolamento foram tomadas depois que a situação já era grave

Da redação com BandNews TV

Em depoimento à CPI da Pandemia, o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta afirmou que o país nunca fez verdadeiramente um lockdown. "O Brasil fez medidas depois do leite derramado", disse ele.

Mandetta afirmou que as medidas de isolamento só foram tomadas quando o sistema de saúde entrou em colapso ou quando houve falta de oxigênio hospitalar e medicamentos para a intubação: "A gente foi sempre um passo atrás desse vírus em relação a essa questão de lockdown".

O ex-ministro disse também que alertou o presidente Bolsonaro para uma possível escalada de mortes pela Covid-19: "Eu levei, expliquei, 180 mil óbitos para quem tinha na época menos de mil era um número muito difícil de você fazer uma assertiva dessas".

Ele explica que não era uma voz solitária nas reuniões ministeriais e que Bolsonaro a princípio concordava com as informações, mas depois agia de forma diferente.

Mandetta disse que o presidente tinha um assessoramento paralelo para a pandemia. Entre as pessoas que ele ouvia estavam médicos que defendiam a cloroquina e o filho, o vereador Carlos Bolsonaro.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais