Notícias

Brasil nega pedido dos EUA para extradição de suposto espião russo

Sergey Vladimirovich Cherkasov 'permanecerá preso no Brasil', informou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino

Da Redação

Brasil nega pedido dos EUA para extradição de suposto espião russo
Cherkasov foi preso em abril de 2022 pela Polícia Federal
Reprodução

O governo brasileiro negou o pedido dos Estados Unidos para a extradição de Sergey Vladimirovich Cherkasov, homem russo suspeito de espionagem. A informação foi confirmada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. 

“Quanto ao cidadão russo Serguei Vladimirovich Cherkasov, esclareço que o parecer técnico do Ministério da Justiça, acerca de dois pedidos de extradição, está embasado em Tratados e na Lei 13.445/2017. No momento, o citado cidadão permanecerá preso no Brasil”, declarou o ministro. 

Sergey é acusado de uso de documento falso e investigado por atos de espionagem, lavagem de dinheiro e corrupção. Ele foi preso em 2022 pela Polícia Federal, após ser deportado da Holanda, onde teria se passado por estudante brasileiro. 

No entanto, ele já viveria no Brasil há mais de dez anos com diversos documentos falsificados. Em março último, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que ele só poderá voltar ao país de origem ao fim das apurações sobre os supostos crimes que lhe são atribuídos.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais