Notícias

Brasil recebe 868 mil turistas estrangeiros em janeiro; melhor índice em 4 anos

Ao comparar com o mês de dezembro, o número mais do que dobrou, chegando a uma alta de 109%

Da Redação

Brasil recebe 868 mil turistas estrangeiros em janeiro; melhor índice em 4 anos
Brasil recebe 868 mil turistas estrangeiros em janeiro; melhor índice em 4 anos
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Mais de 868,5 mil turistas estrangeiros visitaram o Brasil em janeiro deste ano, informou o Ministério do Turismo. O número é o melhor dos últimos quatro anos, superando em 14,7% os índices pré-pandemia, quando cerca de 756,8 mil visitantes entraram no país.

Ao comparar com o mês de dezembro, o número mais do que dobrou, chegando a uma alta de 109%. O dado da Polícia Federal (PF) foi divulgado na última segunda-feira (06) e é celebrado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“O mundo está voltando a vir para o Brasil”, declarou Lula em publicação nas redes sociais. 

Para a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, o número confirma a volta da confiança dos visitantes internacionais no Brasil, como um destino que respeita as diferenças e que preserva o meio ambiente. “Como diz o nosso presidente Lula: Estamos de volta! Estamos de volta com a preservação da Amazônia e dos demais biomas do país, com um governo que respeita a todos os brasileiros, que dá importância ao povo, à nossa cultura, à igualdade étnica e racial. Vamos juntos continuar trabalhando para mostrar o Brasil ao mundo e ampliar ainda mais estes números”, destacou.

Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o Turismo brasileiro retomou suas atividades em 2022 com ritmo abaixo da média internacional, após os impactos da pandemia de Covid-19. O Oriente Médio, com 83%, e a Europa, com 80%, foram os continentes que registraram o maior índice percentual de retomada da atividade turística.

Em 2022, mais de 3,63 milhões de turistas internacionais visitaram o Brasil, segundo dados consolidados pelo Ministério do Turismo. Apesar da alta, o número ainda é 43% menor do que o registrado na pré-pandemia. 

Segundo o levantamento, os argentinos (1.032.762), os norte-americanos (441.007) e os paraguaios (308.234) foram os que mais visitaram os destinos brasileiros ao longo do último ano. São Paulo (1.505.129), Rio de Janeiro (652.962), Paraná (522.832) e o Rio Grande do Sul (474.474) foram as principais portas de entrada desses viajantes.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais