Brasil sobe cinco posições no ranking de felicidade global em 2024

O relatório é lançado anualmente em homenagem ao Dia Internacional da Felicidade, celebrado em 20 de março

Da redação

Brasil sobe cinco posições no ranking de felicidade global em 2024
Questão da socialização pós-pandemia pode explicar melhora do Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil

De acordo com o estudo do World Happiness Report de 2024 que classifica a felicidade global em 143 nações ao redor do mundo, o Brasil subiu cinco posições em relação ao ano anterior, indo do 49º para o 44º lugar. O relatório mostra uma melhora após cair 11 posições em 2023.

A Finlândia manteve sua posição no topo do ranking, sendo eleita o país mais feliz do mundo pelo sétimo ano consecutivo. A Dinamarca e a Islândia seguiram de perto na segunda e terceira posições, respectivamente. Países como Costa Rica e Kuwait também se destacaram, entrando no top 20 pela primeira vez.

O relatório é lançado anualmente em homenagem ao Dia Internacional da Felicidade, celebrado em 20 de março. 

Conduzido sob a supervisão da Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável da ONU, baseado em dados da Gallup World Poll e em análises dos maiores especialistas em bem-estar, são levados em conta fatores como apoio social, renda, saúde, liberdade, generosidade e ausência de corrupção. 

O estudo utiliza a metodologia da "Escada de Cantril" para avaliar a vida, onde os entrevistados classificam sua vida atual em uma escala de 0 a 10.

Para o professor e pesquisador do comportamento humano Luiz Gaziri, as melhorias do Brasil no ranking são devidas principalmente à questão da socialização pós-pandemia.

“Com o fim da pandemia, as pessoas puderam novamente voltar a se reunir com a sua família, com os seus amigos, voltar para os escritórios. Os estudos científicos revelam que os relacionamentos são o principal preditor de felicidade para o ser humano”, explicou. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais