Notícias

Brasil terá a primeira ponte aérea com embarque usando o sistema biométrico

Tecnologia será usada para os passageiros que viajarem entre os aeroportos de Congonhas e Santos Dumont

Da redação

Tecnologia será usada nos aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio
Tecnologia será usada nos aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio
Divulgação/Serpro

O Brasil terá a primeira ponte aérea com sistema biométrico para embarque dos passageiros e tripulantes. A tecnologia está sendo instalada progressivamente no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e no aeroporto Santos Dumont, no Rio, formando a primeira ponte aérea do mundo a contar com o sistema

Ao longo deste mês, viajantes de voos domésticos que partam dos aeroportos de Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ) acompanharão instalação, testes e início da operação do sistema biométrico para processamento de passageiros e tripulantes nos dois aeroportos.

Pelo novo sistema, o viajante No check in, por meio dos dados pessoais, CPF e uma foto do viajante, o atendente da companhia aérea usa o aplicativo desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para realizar a validação biométrica, comparando os dados e a foto, tirada na hora, com as bases governamentais.  

Uma vez validado, o passageiro fica liberado para acessar a sala de embarque e a aeronave, passando pelos pontos de controle biométricos que fazem a identificação e validação por meio de câmeras, sem que o viajante precise apresentar documento de identificação e cartão de embarque. 

Já a tripulação da aeronave vai passar por um equipamento que faz a leitura facial que irá checar os parâmetros biométricos com a base de dados da CHT (Certificação de Habilitação Técnica) Digital da Anac, para confirmar se o indivíduo é ou não tripulante da aviação civil, e a validade do seu documento.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais