Brasil Urgente

Avião sai da pista no Aeroporto da Pampulha, em MG, e deixa um morto

Jato modelo Learjet fazia manobra de treinamento no local quando perdeu o controle

Da Redação, com Brasil Urgente, Jornal da Band, BandNews TV e BandNews FM

Um jatinho saiu da pista após uma manobra no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, na tarde desta terça-feira (20). Segundo informação do Corpo de Bombeiros divulgada pelo Brasil Urgente, eram três tripulantes na aeronave. O copiloto de 70 anos morreu no local, e os outros dois foram resgatados, um deles apenas com escoriações e outro em estado grave. A identidade da vítima fatal ainda não foi divulgada.

A aeronave fazia uma manobra de treinamento de pouso chamado toque e arremetida, que é quando a aeronave toca o solo com as rodas e volta a subir imediatamente. Na quarta descida, o avião não conseguiu parar, ultrapassando os limites da pista. 

Segundo a equipe que atua no local, o trem de pouso do jato não abriu para a manobra de aterrissagem.

O jatinho é um Learjet modelo L35, fabricado em 1976, com capacidade para oito passageiros. A aeronave está em nome de Sequip Locação Segura e está com a documentação em dia, segundo registro mais atualizado na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). 

As causas do acidente serão investigadas pelo Cenipa, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos. 

O Aeroporto da Pampulha - Carlos Drummond de Andrade ficou fechado por 40 minutos. Ele fica próximo do Centro de Belo Horizonte e concentra voos com aviões executivos e de pequeno porte. Ainda assim, é o terceiro mais movimentado do estado, atrás de Confins e do Aeroporto de Uberlândia. Ele tem capacidade de 25 pousos e decolagens por hora.