Uma operação das polícias da Espanha, França e a EUROPOL resgatou 16 mulheres, entre elas brasileiras, vitimas de tráfico internacional e exploração sexual na Europa. As jovens eram sequestradas ou atraídas por convites de trabalhos no mundo da moda no exterior.
Muitas eram convencidas a participar em desfiles de moda e a garantia de capas de revistas e sites famosos. Ao chegarem lá, nada era confirmado. Elas iam para casas noturnas e forçadas por criminosos a fazerem sexo em troca de dinheiro.
Na operação, nove criminosos foram presos na operação. Os traficantes, que conseguiam o dinheiro, mandavam para pessoas no Brasil como pagamento pelo tráfico.
A punição dos traficantes as mulheres que desrespeitam o comando é grande, com violência e crueldade. No Brasil, o tribunal do crime já é violento, mas parece que contra mulheres o peso é maior.
Mulheres também são cooptadas para transportar drogas com a expectativa de não serem fiscalizadas. Neste caso, tudo foi descoberto por policiais de Carapicuíba, que bolivianas vieram com cocaína em um ônibus e tinham como destino uma casa no bairro da Mooca na zona leste de São Paulo. Elas foram fiscalizadas e os verdadeiros traficantes foram presos.