Brasil Urgente

Caso Helena: Dívida de R$ 85 mil pode ter motivado ataque que matou menina

Pai da menina Helena sobreviveu à tentativa de execução e segue internado em um hospital

Giovanna de Boer

Uma investigação da polícia aponta que uma dívida de R$ 85 mil pode ter motivado o atentado que matou a menina Helena Guimarães Mingorance, de 6 anos, e deixou o pai dela ferido.

Nesta segunda-feira (2), foi preso temporariamente o suspeito de ser o mandante do crime. Gustavo Emiliano da Silva é o homem que não teria como quitar uma dívida feita com o pai da criança. Por isso, a polícia acredita que o crime foi uma forma de se livrar dessa pendência. Durante depoimento, o suspeito negou envolvimento no crime.

Segundo a defesa de Gustavo, ele não estava em São Paulo no dia do crime. Mas para a polícia, esse fato não impede a participação do acusado na tentativa de execução. Agora, os investigadores querem sabem quem são os homens que estavam dentro do veículo usado na hora do crime.

O advogado de Gustavo afirmou que ele estava em um sítio com primos e tios, mas esses parentes ainda não prestaram depoimentos. Outras quatro testemunhas já foram ouvidas. Duas delas, inclusive, alegam terem visto Gustavo Emiliano da Silva com uma arma de fogo no dia em que Helena Guimarães foi morta. 

Durante a forte mobilização em busca de outros criminosos, um homem foi detido e encaminhado à delegacia. Ele é o suspeito de ter efetuado os disparos a mando de Gustavo. 

Seria ele o homem que desce do banco do carona do corsa prata e atira, pelo menos, 14 vezes no Ford preto. Dias antes do crime, o mesmo veículo foi visto em um posto de combustíveis. Nele, desce o motorista, que está de moletom, capuz e bermuda. Ele é outro comparsa que a polícia tenta identificar.

Ainda segundo o advogado de defesa, Gustavo Emiliano estaria esperando um dinheiro para quitar a dívida feita com o pai de Helena.

A polícia considera que a motivação do crime já está esclarecida. O alvo dos bandidos era o pai da pequena Helena, um analista de sistemas de 46 anos. O homem sobreviveu à tentativa de execução e segue internado em um hospital da região.  

Entenda

Na última sexta-feira, o pai da menina a pegou na casa da mãe e seguiu até uma lanchonete, de onde saíram por volta das 22h30. Assim que chegavam na residência do homem, no Jardim Santa Rita, em Carapicuíba, na Grande São Paulo, eles foram surpreendidos por homens armados.

Helena e o pai foram atingidos por muitos disparos nos vidros da frente e na lateral do motorista. A garotinha foi baleada na cabeça, perna e braço direito. Ela chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu. O homem segue internado no hospital.

Receba as principais notícias e vídeos da Band via WhatsApp; veja passo a passo

Tópicos relacionados