Policiais prenderam um homem acusado como um dos chefes do tráfico de drogas de Minas Gerais durante uma operação no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. A ação policial que ocorreu nesta quarta-feira (6) acabou com a prisão de Eduardo Lourenço Marques e a esposa dele, Naiara Aparecido dos Reis.
Os moradores do Complexo da Maré acordaram com um forte tiroteio, até o blindado da Polícia Militar recuou no confronto. O casal foi encontrado escondido na Vila do Pinheiro.
Segundo a polícia, Eduardo e Naiara estavam refugiados na comunidade há pelo menos 10 anos. Ele seria considerado o 4º na hierarquia do crime no estado de Minas Gerais.
Rio de Janeiro é refúgio de criminosos
Essa não é a primeira vez que criminosos vão até comunidades cariocas por proteção. O estado se tornou esconderijo para traficantes de diferentes regiões do Brasil. Nos últimos anos, a Polícia Civil prendeu bandidos procurados de Rondônia, Sergipe, Bahia, Rio Grande do Norte, Paraná e Mato Grosso.
Em março de 2023, uma operação no Complexo do Salgueiro terminou com a morte de 11 criminosos do Pará. Entre eles, Leonardo Costa Araújo, o ‘Léo 41’, chefe do tráfico no estado, foragido desde 2019.