Chuvas deixam cidades no Paraná e Santa Catarina embaixo d'água

Diversas famílias foram desalojadas e helicóptero fez resgate ao vivo durante o Brasil Urgente

Da redação

As chuvas que atingiram Santa Catarina e Paraná nesta semana deixaram diversas cidades embaixo d'água e famílias desalojadas. Informações cedidas para o Brasil Urgente alegam que pelo menos mais de 7.500 pessoas foram desabrigados pelas chuvas no Paraná. 

Na região da BR - 376, região litorânea do Paraná, afetada por um desmoronamento, as equipes de busca seguem atrás de pessoas e veículos que estariam soterrados. Oito veículos foram encontrados e dois óbitos foram confirmados. O objetivo é limpar a pista para que o fluxo siga para Santa Catarina. 

Pelo menos duas carretas estão retirando detritos para fazer o resgate, além de cães farejadores usados pelo Corpo de Bombeiros para a busca de vítimas. O prefeito de Guaratuba, cidade em que a estrada passa, informou que esteva no momento em que a barreira caiu. 

“Sobrevivi por um milagre, nós estávamos parados na estrada, com carros desligados, estava sentido sul. Ao invés da lama cair por cima do carro, ela me ergueu até o momento em que para e esparramou”, contou o prefeito, ao Brasil Urgente. 

Em Santa Catarina, pelo menos 70 cidades estão embaixo d'água. Os moradores precisaram ser resgatados por botes e helicópteros dos bombeiros e da Defesa Civil. O Brasil Urgente informou que em São João da Boa Vista, mais de 200 pessoas foram resgatadas por helicópteros.

Davi Busarello, da Defesa Civil de Santa Cantarina, lamentou a situação e disse que a cidade São João Batista tem pelo menos 70% do município tomado pela água. Ele afirma que as chuvas desse ano foram maiores do que na crise de 2008. “Foi três vezes maior que em 2008 e em um raio maior, todos os órgãos do estado estão trabalhando com municípios para dar qualidade para pessoas desabrigadas”, afirmou. 

Busarello pontuou que pelo menos 40 municípios estão em situação de emergência em Santa Catarina. “Agora decretamos estado de emergência em Santa Catarina e precisamos de estrutura para atender da melhor forma a comunidade catarinense”, disse. Ele informou que nesta quinta o estado terá pancadas de chuva, lugares setorizados com quantidade expressiva de chuva, até 60 mm na região da Grande Florianópolis e sul de Santa Catarina.