Localizada no Sul da Bahia, a cidade de Itambé, prejudicada pela chuva que atingiu o estado nos últimos dias, se prepara para receber a água de uma barragem que foi aberta em Minas Gerais.
Em entrevista ao Brasil Urgente, o prefeito Candinho falou sobro o perigo que pode atingir o município nas próximas horas desta segunda-feira (27). Pelo que foi informado, um grande volume de água deve chegar por lá entre às 23h e 0h.
A barragem Machado Mineiro, que fica entre os municípios de Ninheira e Águas Vermelhas (MG), estava prestes a atingir o limite de capacidade quando teve comportas abertas. Caso a medida não fosse tomada, o reservatório poderia romper a qualquer momento.
Com a abertura, é possível ter controle sobre quando a água vai chegar na cidade baiana e tomar providências. “Dá para programar e evacuar o povo da zona ribeirinha, coisa que já fizemos”, explica o prefeito. “Tem gente que insiste em não sair, mas nós pedimos e dizemos que a vida é o principal. Graças a Deus não tivemos nenhuma vítima”, completa.
Candinho revela que o estrago desta noite pode ser maior do que o anterior, quando o Rio Verruga transbordou, na última semana. Desta vez, a água chega por cima da cidade e pode ser impulsionada pela força da decida.
“Esperamos que não, mas pode ser maior [o estrago]. Temos que prevenir para o pior. O principal é a vida”, reflete.