Com aulas suspensas, alunos e professores da UFRS ajudam vítimas das enchentes

Eles puseram o conhecimento a serviço do trabalho voluntário para ajudar

Cristian Petalas

As Universidades Federais do Rio Grande do Sul estão com as aulas suspensas por causa das enchentes. Mesmo assim, um grupo de professores e alunos se manteve na ativa em Porto Alegre. Eles puseram o conhecimento a serviço do trabalho voluntário para ajudar as vítimas das chuvas.

Alunos e professores da faculdade de arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, projetaram rodos de madeira com corte digital. Eles ajudam a tirar a lama dos locais que ficaram tomados pela água.

O projeto que foi desenvolvido por uma doutoranda, facilita pela velocidade e praticidade na montagem. Com peças de fácil encaixe, a montagem é mais rápida. As placas de madeiras e parafusos foram doadas por voluntários. Seis mil unidades de rodo foram confeccionadas.

Durante o pico das produções, as equipes giravam em torno de 40 voluntários entre professores, técnicos e alunos tanto de arquitetura quanto das demais áreas do conhecimento.

Tudo que foi produzido segue para cidades atingidas pela enchente, como Eldorado do Sul e Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre. Comunidades nas zonas Norte e Sul da capital também devem receber o material.

Tópicos relacionados