As Universidades Federais do Rio Grande do Sul estão com as aulas suspensas por causa das enchentes. Mesmo assim, um grupo de professores e alunos se manteve na ativa em Porto Alegre. Eles puseram o conhecimento a serviço do trabalho voluntário para ajudar as vítimas das chuvas.
Alunos e professores da faculdade de arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, projetaram rodos de madeira com corte digital. Eles ajudam a tirar a lama dos locais que ficaram tomados pela água.
O projeto que foi desenvolvido por uma doutoranda, facilita pela velocidade e praticidade na montagem. Com peças de fácil encaixe, a montagem é mais rápida. As placas de madeiras e parafusos foram doadas por voluntários. Seis mil unidades de rodo foram confeccionadas.
Durante o pico das produções, as equipes giravam em torno de 40 voluntários entre professores, técnicos e alunos tanto de arquitetura quanto das demais áreas do conhecimento.
Tudo que foi produzido segue para cidades atingidas pela enchente, como Eldorado do Sul e Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre. Comunidades nas zonas Norte e Sul da capital também devem receber o material.