Brasil Urgente

Conheça Manoel Maria, um dos melhores amigos de Pelé

A sintonia entre os dois começou logo de cara na Vila Belmiro

Rafael Batalha

Manoel Mária foi ponta direita, atuando como jogador de futebol por 11 anos. Jogava pelo Tuna Luso, do Pará, quando recebeu a proposta de contratação do Santos Futebol Clube, em 1968. Ali, começava uma história que ultrapassaria as 4 linhas do futebol.

Manoel conheceu o então ídolo Pelé quando jogava no time de juniores do Remo, em Belém, em 1963. Passou por muitos clubes na carreira, até chegar a Santos. Ele jamais imaginava que a Vila Belmiro seria o palco do início de uma grande amizade com o Rei do Futebol.

A sintonia entre os dois, começou logo ao chegar na Vila. Durante mais de 50 anos, foram melhores amigos. Toda semana o Sr. Manoel ia até a casa do Rei para fazer o que mais gostavam: assistir futebol pela televisão.

Pelé estava confiante na recuperação. Disse ao amigo que planejava passar o natal na casa dele, em São Paulo. Mas a melhora não veio e ele continuou internado.

“Mama”, como era chamado pelo rei, esteve no hospital Albert Einsten no começo do mês. A visita ao amigo se tornou uma despedida daquele que vai deixar saudade para o mundo, mas em especial, para o melhor amigo dele.

Tópicos relacionados