Brasil Urgente

Datena descarta vice em chapas de Ciro ou Bolsonaro: 'Sou candidato à Presidência'

Apresentador diz não ser possível composição de chapa com Bolsonaro

Da Redação, com Brasil Urgente

O apresentador José Luiz Datena descartou nesta terça-feira (3) a possibilidade de ser vice em uma chapa na disputa à Presidência da República em 2022. Durante edição do Brasil Urgente, Datena assegurou que concorrerá ao cargo de presidente nas próximas eleições encabeçando uma chapa pelo PSL.

Na última semana, a revista Veja informou que Datena poderia ser vice em uma chapa liderada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Nesta terça-feira, o jornal O Povo informou que o jornalista poderia ser vice em uma chapa com Ciro Gomes.

“Eu queria avisar que eu sou candidato à presidência da República pelo PSL. Esse é o detalhe”, disse Datena. “Muito me honra receber convites para ser vice, mas eu sou candidato a Presidência da República.”

Datena ainda se disse “lisonjeado” com a possibilidade de uma parceria com Ciro Gomes. No entanto, disse não ver chance de composição de uma chapa com Bolsonaro.

“É difícil encontrar alguma identificação direta com o Bolsonaro, que fica toda hora dizendo que não vai ter eleição. Como é que você pode ser vice de alguém que diz que não vai ter eleição?”, questionou o apresentador, criticando os posicionamentos do presidente que exigem a impressão de votos nas eleições de 2022.

“Democracia não é um meio. Democracia é um fim. O fim é a democracia. Nosso objetivo é a democracia. Toda hora (Bolsonaro) fica falando que não vai ter eleições. Perde até a credibilidade, porque nós temos que ter eleições. O princípio democrático tem que ser respeitado - acima de todos nós, inclusive do presidente, está o povo. Ficar ameaçando: ‘oh, não tem eleição por causa disso, não tem eleição por causa de voto impresso’. Quando tinha voto em papel no Brasil, tinha uma roubalheira desgraçada. E há quanto tempo Bolsonaro vem sendo eleito no Brasil com voto eletrônico?”, questionou.

Datena defendeu a Constituição e afirmou que não se posicionará ao lado de quem não respeitar as leis. Rechaçou ainda ditaduras e apoiou o funcionamentos de instituições.

“Eu sou democrata até a morte. Para mim, não interessa ideologia. Não tem esquerda, não tem centro, não tem direita. Tem gente boa na direita, no centro, na esquerda. Mas, acima de tudo, está a Constituição, está o povo brasileiro. Está o principio democrático de respeitar as leis aí estabelecidas. Respeitando as leis, está tudo certo. Se não respeitar as leis, aí não conte comigo e nem passe perto de qualquer convite ou coisa parecida”, acrescentou o jornalista.

“A democracia está acima de todos nós. A democracia é um principio básico e absoluto que temos que respeitar. Tem defeitos a democracia? Claro que tem, todo regime tem defeitos. Mas entre todos que têm defeitos, é o princípio que sobrevive há tanto tempo, desde a época dos gregos.”