20 anos de Brasil Urgente: Duas décadas cobrindo as tragédias do país

O Brasil Urgente cobriu as principais tragédias do Brasil nos últimos 20 anos

Carla Ramil

O programa, desde 2003, cumpre seu papel de levar informação de qualidade aos telespectadores, do início ao desfecho, dos assuntos mais comentados. Um jornalismo preciso, dinâmico e de credibilidade. 

Jato Legacy derruba Boeing da Gol

Foi aqui, em 29 de setembro de 2006, que você acompanhou uma das maiores tragédias aéreas do brasil. O dia em que o Jato Legacy derrubou o Boeing da Gol. O voo 1907 saiu de Manaus com destino ao Rio De Janeiro, mas caiu a 30km de Peixoto de Azevedo, no Mato Grosso.

A queda foi em um local de difícil acesso, com mata fechada. 154 pessoas que estavam na aeronave, morreram. O jato com sete passageiros conseguiu pousar e ninguém se feriu. O resgate das vítimas durou 50 dias e envolveu 800 profissionais. 

Airbus A320 da Tam

Dez meses depois, em 17 de julho de 2007, outro desastre aéreo. O Airbus a320 da Tam, que saiu de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, derrapou na pista do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, não conseguiu frear e bateu contra um prédio da companhia. 199 pessoas morreram, entre passageiros do avião, tripulantes e funcionários do edifício atingido. 

A tragédia, mais uma vez, chocou o país, que nem havia se recuperado do acidente da Gol.

Chuvas em Angra e São Luiz do Paraitinga

Em 2009 novas tragédias abalaram o Brasil. No último dia do ano, em 31 de dezembro, fortes chuvas devastaram duas cidades. Em Angra dos Reis, costa verde do Rio de Janeiro, uma pousada e sete casas foram soterradas pelo deslizamento no morro da carioca e na praia do bananal. 53 pessoas morreram e centenas ficaram desabrigadas e desalojadas.

Em São Luiz do Paraitinga, interior de São Paulo, a cidade toda ficou debaixo d´água. O rio transbordou, subiu 11 metros e deixou 9 mil, dos 10 mil habitantes, desalojados. A enchente arrastou casas e casarões. O apresentador José Luiz Datena sobrevoou a área devastada.

Incêndio da Boate Kiss

No dia 27 de janeiro de 2013 o brasil amanheceu de luto. 242 jovens morreram no incêndio da Boate Kiss, em santa maria, rio grande do sul. O local estava lotado, não tinha saída de emergência e os extintores não funcionavam. A fumaça tóxica liberada pelo isolamento acústico matou em poucos minutos a maioria das vítimas. 

O julgamento do caso aconteceu oito anos depois, em 2021, mas foi anulado em 2022. Os quatro únicos réus estão em liberdade e aguardam um novo júri popular.

Tragédias em Mariana e Brumadinho

Em 5 de novembro de 2015, a barragem do fundão, da mineradora Samarco, se rompeu e despejou 40 bilhões de litros de rejeitos de minério sob os distritos de Bento Rodrigues, em Mariana e Paracatu de Baixo, em barra longa, no estado de minas gerais. Foi o maior desastre socioambiental do país. 19 pessoas morreram, 250 ficaram feridas e mais de mil perderam as casas. 

Como se não tivessem aprendido nada com a história, quatro anos depois, em 25 de janeiro de 2019, a barragem da mina córrego do feijão, da mineradora vale, se rompeu em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte.

A imagem do rompimento chocou o brasil. Foram 13 milhões de metros cúbicos de uma lama tóxica que causaram a morte de 272 pessoas. Várias equipes do brasil urgente foram enviadas ao local da tragédia. 4 anos depois do desastre, 3 pessoas continuam desaparecidas e nenhum responsável da mineradora foi punido.

Queda do Avião da Chapecoense

Em 29 de novembro de 2016, o brasil chorou junto com a torcida da Chapecoense. A aeronave que levava a delegação para disputar a final da copa Sulamericana, caiu nas proximidades de Medelín, na Colômbia. 

O avião ficou sem combustível. 71 pessoas morreram, entre jogadores, comissão técnica, dirigentes e jornalistas. 6 vítimas sobreviveram ao desastre. A cidade de Chapecó ficou de luto. 

Queda do avião de Marília Mendonça

Em 5 de novembro de 2021, Datena mostrou em primeira mão, imagens do acidente aéreo que matou a cantora Marília Mendonça.

A cantora saiu de Goiânia com destino a piedade de Caratinga, em Minas Gerais, onde faria um show. Mas a poucos minutos da cidade, o avião atingiu uma linha de distribuição de energia e caiu perto de um riacho.

Além da artista, o produtor, o empresário, que era tio dela e o piloto e copiloto, também morreram. Mais de 100 mil pessoas estiveram no velório e enterro de Marília.

Morte de Pelé

E no dia de 29 de dezembro de 2022, morreu Rei Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos. Edson Arantes do Nascimento não resistiu a complicações de um câncer no intestino. 

O velório do astro do futebol, na Vila Belmiro, em Santos, durou 24 horas e recebeu mais de 230 mil pessoas, além de 1200 jornalistas de 30 países. As equipes do brasil urgente estavam lá. 

O Brasil Urgente, nesses 20 anos com Datena, mantém o compromisso de informar você telespectador, que é nossa principal prioridade. Sempre com a marca de um apresentador querido por todos.