O futebol e o crime organizado começam a andar lado a lado na Bolívia, segundo o Ministério Público. O ex-presidente da Associação Cruceña, que organiza competições em divisões inferiores na Bolívia foi preso por uma suposta ligação com o tráfico de drogas e ter ligações com o chefão do tráfico uruguaio, Sebastian Marset - conhecido como "o jogador".
O ex-assessor de imprensa da associação também foi preso. Sebastian Marset, entrou na Interpol, a polícia internacional, como um dos criminosos mais procurados da América do Sul. O jogador, ficou conhecido assim em razão da habilidade dentro de campo
Antes de ser descoberto pelo envolvimento com drogas e lavagem de dinheiro, Marset tinha uma vida de luxo em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, onde chegou a comprar um time de futebol. As ligações com o esporte, segundo as autoridades, eram para tentar disfarçar a real atuação do uruguaio com o crime organizado.
Ainda de acordo com as investigações, Marset tem ligação com o primeiro comando da capital. Ele é apontado como o responsável por enviar ao brasil boa parte da cocaína pura produzida na Bolívia e que depois é exportada para Europa pelo PCC.
Grupo do narcotraficante segue na mira da polícia. Em agosto do ano passado, o brasileiro Tiago Gabriel Martins da Silva, o ‘Tiaguinho do PCC’, apontado como braço direito do uruguaio foi preso quando se preparava para embarcar em uma aeronave com meia tonelada de cocaína.
Marset montou uma rede de proteção que aos poucos começa a cair, a esposa do traficante acabou presa no aeroporto de Madrid, na Espanha, por agentes da Interpol. Gianina Garcia foi detida ao tentar embarcar em voo e quando apresentou o passaporte os agentes perceberam que a mulher tinha um mandado de prisão internacional em aberto.
Segundo a investigação, Gianina é acusada de integrar uma organização criminosa dedicada a lavagem de dinheiro do tráfico de drogas. A mulher presa na Espanha e que era procurada pela polícia internacional, agora deve ser extraditada para o Paraguai.
No país vizinho ao Brasil, de acordo com a polícia, Gianina abriu uma empresa para garantir os lucros obtidos com o tráfico internacional de drogas. Com a prisão de Gianina, as autoridades tentam chegar à Sebastian Marset.