Brasil Urgente

Fazendeiro denunciado por maus-tratos a búfalos é preso em Brotas (SP)

Fazendeiro teria deixado para morrer búfalos enterrados vivos. O rebanho também foi privado de água e alimento e ainda tiveram exposição excessiva ao calor

Cláudia Palacio

O fazendeiro Luiz Augusto Pinheiro de Souza foi preso após o Ministério Público Estadual de Brotas, no interior de São Paulo, receber o pedido feito pela Polícia Civil. Ele é alvo de denúncias de maus-tratos de pelo menos um mil búfalos.

Segundo a promotoria, a representação do pedido de prisão do dono da fazenda está sustentada após um inquérito policial apontar que os maus tratos aos animais teriam começado em agosto de 2021 e terminado em 21 de novembro.

Ainda nos autos do processo, o fazendeiro teria deixado para morrer búfalos enterrados vivos. O rebanho também foi privado de água e alimento e ainda tiveram exposição excessiva ao calor, o que levou a morte de centenas de animais.

Ainda na denúncia apresentada, Luiz Augusto teria tomado essa atitude de forma premeditada com o objetivo de obter vantagem pecuniária, já que segundo as investigações o fazendeiro teria perdido o interesse na atividade leiteira bubalina no início de 2021, o que pode ser constatado na falta de estrutura necessária para o desenvolvimento dos negócios.

Sendo assim, o proprietária da fazenda teria negligenciado os cuidados com os animais em uma terra sem pasto para liberar espaço para o plantio de soja e se livrar dos custos de manutenção dos mesmos.

O promotor também denunciou outros quatro funcionários da área de mil hectares que construíam com os danos causados aos animais.

Tópicos relacionados