Uma grande operação policial montada por causa de uma carga de abacaxi chegando na Europa. A fruta tropical despertou um grande aparato da polícia nacional da Espanha em conjunto com a polícia judiciária de Portugal.
Em um fundo falso, o motivo da mobilização: cocaína! São quase 600 pacotes, totalizando 211 quilos. A droga havia saído de algum ponto da américa do Sul, mas a origem mais provável é o Brasil.
A rota usada para enviar o abacaxi é a mesma usada por traficantes ligados ao PCC. A estratégia de usar frutas tem sido cada vez mais flagrada em portos de países da Europa.
Em uma ação mostrada pelo Brasil Urgente, a máfia das drogas brasileira conseguiu colocar a cocaína dentro de abacates. Em uma ação que terminou com a prisão de sérvios e brasileiros, a cocaína estava escondida em açaí.
A cocaína é comprada nos países produtores por mil dólares o quilo. Em São Paulo, por exemplo, o preço salta para 5 mil dólares. Na Europa, em países de entrada como Portugal e Espanha, o valor gira entre 25 mil e 30 mil dólares. No leste europeu, 60 mil dólares e nos países com pena de morte para tráfico de drogas na Ásia o valor do quilo da cocaína pode ultrapassar os 100 mil dólares.