Brasil Urgente

Ferroviários encerram greve em SP, e trens da CPTM voltam a operar

Retorno da operação foi anunciado por volta das 17h25

Da Redação, com Brasil Urgente e Jornal da Band

Após reunião com representantes da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e do governo do estado, os ferroviários encerraram no fim da tarde desta quinta-feira (15) a greve iniciada durante a manhã na capital paulista e na região metropolitana. A informação foi confirmada pelo secretário de Transportes de São Paulo, Alexandre Baldy, ao Brasil Urgente.  

Por volta das 17h30, os trens voltaram a operar gradualmente em todas as linhas. Metrô e ônibus não haviam sido afetados pela paralisação.

Os trabalhadores entraram em greve alegando que tentam negociar com a CPTM a reposição salarial da categoria. De acordo com o secretário, a companhia se comprometeu a pagar uma parte (50%) do Programa de Participação de Resultados (PPR) em agosto e o restante (50%) em janeiro.

“Nos celebramos um acordo através de uma tratativa com os presidentes dos sindicatos”, disse Baldy. “Não foi tratado, não foi celebrado aumento de salário. O que foi celebrado foi o pagamento desse plano de resultados (PPR) de 2020, que será metade em agosto e metade em janeiro, o que permitiu finalizar a greve no dia de hoje.”

Ao Brasil Urgente, Baldy descartou novas greves a curto prazo e pediu desculpas pela paralisação desta quinta-feira.

“Foi uma falta de respeito com aqueles que utilizam (o transporte público), de não terem tempo de se programar para uma alternativa para sua casa, seu trabalho”, afirmou.

Confusão e aglomeração

Durante o dia, a circulação nas linhas 9-Esmeralda e 10-Turquesa foi totalmente interrompida. Na 7-Rubi, a operação ocorreu somente entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Caieiras. Já na 8-Diamante, os trens circularam apenas no trecho entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Barueri. As linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade operaram normalmente.

Nas primeiras horas de paralisação houve registro de confusão em algumas estações por parte de usuários do transporte público que foram surpreendidos com a suspensão das atividades.  

Na estação Francisco Morato, os passageiros depredaram o local com paus e pedras. Uma mulher ficou ferida e corre o risco de perder a visão. Quatro pessoas foram detidas e levadas à delegacia do município.  

Tópicos relacionados