A Polícia Federal prendeu nesta semana Laudelino Ferreira VIeira, o ‘Lino’, de 43 anos. Ele é acusado de roubar três aeronaves para o PCC. Uma delas, do cantor Almir Sater. O homem foi preso em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, pela Polícia Federal brasileira.
Ele é acusado também de liderar os roubos, além de fazer refém uma mulher grávida de oito meses em um dos assaltos. Um dos aviões levados foi um Cesna 206, avaliado em R$ 2 milhões. A aeronave foi levada pela quadrilha formada por seis criminosos fortemente armados.
As quadrilhas escolhem aviões menores para tentar driblar a fiscalização. Apesar do custo caro com o transporte, vale a pena para o tráfico, já que a velocidade e a quantidade que a cocaína chega ao comprador faz com que o processo seja rentável para a frota aérea do PCC.
A Força Aérea Brasileira já age contra o tráfico aéreo, abatendo uma aeronave em Mato Grosso do Sul, que trazia cocaína ao Brasil. Os dois caças super tucanos da FAB deram ordem de pouso, que não foi respeitada e logo depois, atiraram. Duas pessoas fugiram.